História da Metálica
Ao contrário do que se pensa, a estrutura metálica não é um formato novo de construção. Sua utilização foi iniciada no século XVIII na Europa, como uma alternativa à madeira e outros materiais populares até então.
A primeira obra feita totalmente em aço foi a ponte sobre o rio Severn na Inglaterra, em 1779.
A facilidade na execução do projeto arquitetônico fez com que o aço se tornasse uma excelente alternativa para obras de grande apelo visual, caso da Torre Eiffel, em Paris, cujo objetivo principal à época de sua construção, era ser um mostruário do potencial do aço na construção.
Nos Estados Unidos, as construções em aço se tornaram populares em Chicago, graças a facilidade de sua utilização na reconstrução da cidade, após o incêndio de 1871 que a destruiu quase completamente.
No final do século XIX e início do século XX, a cidade de Nova Iorque utilizou o material em algumas de suas obras mais icônicas: a ponte do Brooklyn e os edifícios Chrysler e Empire State.
O aumento do valor da madeira, além da criação de normas mais rígidas contra incêndio, foi um grande incentivo à utilização do aço em relação à madeira.
No Brasil, a estrutura metálica passou a ser utilizada na construção em maior escala, somente após a segunda guerra mundial com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Usina de Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Antes disso, as obras realizadas no Brasil, em aço, tinham matéria-prima importada e, portanto, com valores nada atrativos.
O primeiro edifício construído com aço produzido no Brasil foi o Garagem América, em São Paulo, em 1954. O terreno irregular foi um dos principais desafios encontrados em sua concepção e a estrutura em aço possibilitou sua construção.
Com maior projeção, o Edifício Avenida Central foi construído no Rio de Janeiro em 1961 e, a partir daí, este tipo de obra foi se popularizando no Brasil.
Existem grandes obras com estrutura metálica no Brasil. Alguns exemplos seguem:
• Cristo Redentor – Rio de Janeiro
• Metrô – São Paulo
• Metrô – Rio de Janeiro
• Esplanada dos Ministérios – Brasília
• Congresso Nacional – Brasília